Reguladores de voltagem são úteis para estabilizar o fornecimento de energia em projetos como Arduino , especialmente quando você está alimentando o Arduino com baterias. Conversores buck, por exemplo, podem diminuir a tensão de alimentação para sensores que exigem uma tensão menor do que o Arduino pode fornecer. Conversores boost são úteis em situações em que a tensão da bateria disponível é menor do que o necessário e garantem que o projeto continue a operar de forma estável.
funcionam usando um divisor de tensão para regular a saída. Eles são simples, baratos e fáceis de usar, mas não são tão eficientes quanto outros tipos de reguladores de tensão, pois tendem a dissipar muita energia como calor. Alguns CIs reguladores de tensão linear populares são o LM7805, LM7812 e LM317.
Elas também são chamadas de fontes de alimentação de comutação (SMPS) e operam ligando e desligando rapidamente um transistor para regular a saída. Elas são mais eficientes do que reguladores de tensão linear, mas são mais complexas e podem gerar interferência eletromagnética (EMI). Alguns CIs reguladores de tensão de comutação populares incluem o LM2675, LM2575 e LM3478.
Um conversor buck, também conhecido como conversor step-down, é um tipo de conversor CC-CC que reduz a tensão de entrada para uma tensão de saída mais baixa. Isso é útil em aplicações onde a tensão de alimentação é maior do que o necessário para os componentes. Por exemplo, se você tem uma bateria que produz 12 volts, mas seu dispositivo precisa de apenas 5 volts, um conversor buck pode reduzir essa tensão com eficiência.
Ao contrário do conversor buck, um conversor boost aumenta a tensão de entrada CC para uma tensão de saída CC mais alta. Isso é usado quando a tensão de entrada disponível é menor do que o necessário. Um exemplo prático seria usar um conversor boost para aumentar os 3,7 volts de uma bateria de íons de lítio para os 5 volts necessários para carregar dispositivos USB . Os conversores boost são importantes em eletrônicos portáteis, onde uma tensão maior é necessária do que a bateria pode fornecer.
Um conversor buck-boost integra as capacidades dos conversores buck e boost, permitindo que ele diminua a tensão de entrada ou a aumente para uma tensão de saída específica. Isso é especialmente útil quando a tensão de entrada flutua, como é o caso das baterias. Tome como exemplo 4 pilhas AA, que podem ter uma tensão entre 4 V e 6,5 V, enquanto um Arduino precisa exatamente de 5 V para funcionar corretamente. Um conversor buck-boost garante que o Arduino sempre receba a tensão correta, independentemente do nível da bateria.
É importante escolher um regulador de tensão apropriado para sua aplicação específica e revisar cuidadosamente as especificações do fabricante para garantir que ele funcionará conforme o esperado sob as condições específicas de seu circuito.
Há algumas coisas a serem observadas ao usar reguladores de tensão, incluindo:
Um regulador de baixa tensão de queda (LDO) é um tipo de regulador de tensão que pode fornecer uma tensão de saída estável com uma diferença de tensão relativamente pequena (ou seja, "tensão de queda") entre a entrada e a saída. Isso os torna particularmente úteis em aplicações onde a tensão de entrada está próxima da tensão de saída desejada, ou onde uma tensão de saída precisa é necessária.
Os LDOs são tipicamente reguladores lineares, o que significa que eles funcionam ajustando a corrente que flui através de um transistor de passagem para controlar a tensão de saída. Como o transistor de passagem está operando em sua região linear, a tensão de saída é diretamente proporcional à tensão de entrada. A diferença de tensão entre a entrada e a saída é resultado da queda de tensão no transistor de passagem e de quaisquer outras perdas internas no regulador.
Os LDOs normalmente têm queda de tensão entre cerca de 100mV a 2V, e é por isso que são considerados como baixa queda, o que permite que eles forneçam uma tensão de saída estável mesmo quando a tensão de entrada é apenas ligeiramente superior à tensão de saída desejada.