DSMR Logger V4 (leitor de medidor inteligente)

Colocado sobre

Em agosto de 2018, publiquei um projetos para a leitura do Smart Meter.

Com base nas muitas reações das pessoas que recriaram o projeto e em minha própria experiência com a versão 3 do registrador DSMR, achei que era hora de desenvolver uma nova versão do hardware e do firmware.

Vários usuários indicaram que usam serviços externos para exibir os dados registrados em gráficos. Também preciso de uma representação gráfica dos dados logados, mas quero evitar ter que usar serviços externos para isso.

Os objetivos da versão 4 do registrador DSMR foram adaptados aos desejos dos construtores, mas o núcleo também permaneceu praticamente o mesmo da versão 3. No entanto, o firmware agora funciona com WebSockets e a quantidade de dados armazenados foi aumentada (dois anos por ano). mês, duas semanas por dia e 48 horas por hora). Todos esses dados podem ser exibidos em tabelas e gráficos. Claro, o restAPI também não está faltando. Como cereja no topo do bolo, a versão 4 tem a opção de conectar uma pequena tela OLED.

Dados financeiros em um gráfico Dados financeiros em um gráfico
Até e incluindo a versão 3 do registrador DSMR, um telegrama é recebido do Smart Meter a cada segundo. Apenas uma pequena parte (a cada dez segundos) de um telegrama é realmente processada. Em si isso não é um problema porque os outros nove telegramas simplesmente caem em um grande buraco negro, mas.. o ESP8266 UART deve responder a essa enxurrada de dados (o UART é acionado por interrupção). Tanto o Smart Meter quanto a biblioteca DSMR de Matthijs Kooyman tem a opção de enviar telegramas apenas sob demanda (Smart Meter) ou solicitação (biblioteca DSMR).
Funciona assim: O Smart Meter só envia telegrama se o pino Data Request “alto" é. A biblioteca DSMR tem uma chamada de função “ativar (verdadeiro)” que é um pino do ESP8266 “alto” faz e isso “alto” até que um telegrama completo seja recebido, após o qual o pino “baixo” é feito (e o Smart Meter para de enviar Telegramas).
Porque para as versões anteriores do registrador DSMR eu usei um ESP-01 placa, esta funcionalidade não poderia ser utilizada simplesmente porque o ESP-01 não possui pinos suficientes para liberar um para ele.

O ESP-12(E/F) tem pinos GPIO suficientes e consideravelmente (4x) mais memória do que o ESP-01(S). Portanto, foi uma escolha lógica usar esta variante do ESP8266 para a versão 4 do registrador DSMR.

Extenso documentação técnica para este projeto você pode aqui encontrar.

Isto protótipo e prova de conceito eu tenho em um 1or!-ESP12 sinal do processador com um 1of!-Proto prato feito.
Pagina atual 1. Introdução 1. Introdução 2. circuito de solicitação de dados 3. telegrama de processo 4. Interface I2C 5. interface adc 6. Juntando tudo 7. Uma linda embalagem postado por Local na rede Internet Willem Aandewiel (1955) tem formação em eletrônica e técnicas digitais. No entanto, na maior parte de sua vida profissional, ele trabalhou em automação, onde trabalhou em praticamente todas as disciplinas, de programador a líder de projeto e gerente de projeto. Willem foi um dos primeiros holandeses com um microcomputador (KIM-1, 1976) numa época em que o PC ainda não havia sido inventado. Actualmente dedica-se principalmente à concepção e produção de pequenos circuitos electrónicos com microprocessadores. Sua 'missão na vida' é fazer as pessoas se entusiasmarem em fazer seus próprios circuitos eletrônicos, microcomputadores e programação.

Comentários

Webwinkelkeur Kiyoh Trustpilot Opencircuit