Construir uma estação base DCC++
Colocado sobreInstalação do software da estação base
Baixe o software da estação base no Repositório GitHub (Vá em "Clone or download" e clique em "Download ZIP"). Este arquivo ZIP contém uma pasta chamada BaseStation master contendo DCCpp_Uno. Você deve colocar esta pasta na pasta de bibliotecas da sua instalação Arduino IDE. Geralmente isso é em C:\Users\
Agora abra o IDE Arduino (se você já o tinha aberto, terá que reiniciá-lo) e vá em Arquivo -> Exemplos -> DCCpp_Uno. Clicar nele abrirá uma nova janela com vários arquivos. Agora abra o arquivo config.h. Lá você deve inserir as configurações corretas para o seu hardware. Aqui existem duas opções principais:
- MOTOR_SHIELD_TYPE: Indica qual blindagem do motor você está usando. Digite "0" se você usar o escudo do motor Arduino ou "1" se você usar o escudo do motor Pololu .
- COMM_TYPE: Indica qual modo de comunicação você está usando. Com o Arduino Uno você só pode usar "0", ou comunicação Serial. No entanto, se você estiver usando um Arduino Mega e tiver um Arduino Ethernet/SD Card Shield montado nele, você também pode selecionar "1" para usá-lo para comunicação.
Depois de preencher essas opções corretamente, você pode fazer o upload do software. Certifique-se de ter selecionado o tipo de placa correto e a porta COM em "Ferramentas".
software controlador
A maneira mais fácil de controlar a estação base é através do controlador DCC++. Para usar isso, você deve em processamento instalou. Como a instalação do Processing não é muito complicada, não vou entrar nisso. Para usar o controlador, é claro que você deve baixá-lo primeiro. Isso pode ser feito novamente na página do repositório em Clone ou Download -> Download ZIP. Este arquivo ZIP contém uma pasta chamada Controller-master contendo DCCpp_Controller. Nessa pasta você pode abrir o arquivo DCCpp_Controller.pde com Processing.
Depois de abrir isso, o restante dos arquivos deve abrir automaticamente na mesma janela. Navegar para controllerConfig.pde e vá para a linha 298. Aqui você vê como os "cabs" são definidos. Existem 7 cabines definidas por padrão, com os números 2004, 622, 8601, 54, 1202 e 1506. Os números de suas locomotivas/decodificadores provavelmente são diferentes. Portanto, você pode alterar o penúltimo parâmetro do número. Por exemplo, se você deseja alterar a cabine 2004 para a cabine 30, faça o seguinte:
Você verá que não precisa alterar o nome da variável, "cab2004". Apenas o penúltimo parâmetro.
Abaixo você também verá algumas linhas nas quais são definidas as funções de uma locomotiva.
No meu caso, a "luz traseira" é na verdade uma luz piscando na parte superior, então a substituo por "luz de advertência". Claro que você tem que tentar isso sozinho.
A partir da linha 375 é definido o layout. Como a maneira de mudar isso difere muito de pessoa para pessoa, não entrarei em mais detalhes aqui. Com um pouco de experiência em programação, isso deve funcionar: você também pode ver como os objetos Track funcionam no arquivo dTracks.
Depois de abrir o programa (clicando no botão "reproduzir" no canto superior esquerdo), você pode conectar-se à sua estação base pressionando S, depois Scan e, em seguida, selecione a porta correta com as setas. Você pode encontrar todos os atalhos pressionando H. Para começar a dirigir, você deve primeiro ligar a energia pressionando o botão liga / desliga. Você pode então clicar no botão de uma locomotiva e determinar a velocidade.
Não funciona? Confira a página "Solução de problemas"