Comece a usar o ESP8266

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Módulo WIFI ESP8266 ESP-01SO módulo WiFi ESP8266 foi apresentado como um módulo TTL "Serial to Internet" em seu lançamento. Útil para conectar placas Arduino à internet. Em estoque € 4,65

O ESP8266

O ESP8266 é um microprocessador de baixo custo com capacidade Wi-Fi e uma pilha TCP/IP completa. O ESP8266 foi desenvolvido e é produzido pelo fabricante chinês Sistemas Espressif de Xangai. Devido à opção WiFi integrada, este microprocessador tornou-se muito popular em pouco tempo. A princípio porque o chip era visto como uma opção barata para fornecer WiFi a uma placa Arduino , mas logo os verdadeiros nerds (e digo nerds com o máximo respeito) que o microprocessador embutido e a quantidade de memória disponível (flash) excediam em muito a capacidade e possibilidades das placas Arduino . Apenas alguns dados em resumo
  • Processador: Núcleo do microprocessador L106 RISC de 32 bits baseado no Tensilica Xtensa Diamond Standard 106Micro rodando a 80MHz
  • Memória:
    • RAM de instrução de 32 KiB
    • RAM de cache de instrução de 32 KiB
    • RAM de dados do usuário de 80 KiB
    • RAM de dados do sistema 16 KiB ETS
  • Flash QSPI externo: até 16 MiB é suportado (512 KiB a 4 MiB normalmente incluídos)
  • Wi-Fi IEEE 802.11 b/g/n
    • Interruptor TR integrado, balun, LNA, amplificador de potência e rede correspondente
    • Autenticação WEP ou WPA/WPA2 ou redes abertas
  • 16 pinos GPIO
  • SPI
  • I²C (implementação de software)
  • Interfaces I²S com DMA (compartilhando pinos com GPIO)
  • UART em pinos dedicados, além de um UART somente transmissão pode ser habilitado no GPIO2
  • ADC de 10 bits (ADC de aproximação sucessiva)
Devido à adoção precoce pela comunidade Arduino , era óbvio querer programar este poderoso microprocessador com o Arduino IDE. Neste post tento explicar, passo a passo, o que você precisa fazer para tornar isso possível.

1) Baixe e instale o Arduino IDE

Download e instale o Arduino Integrated Development Environment (IDE) para o sistema operacional (SO) em que seu computador Desktop ou LapTop (existem versões para Windows, Linux e Mac) é executado.
Baixar Arduino IDE Baixar Arduino IDE
Após o download você precisa extrair (descompactar ou descompactar) o arquivo recebido e instalá-lo. Essa instalação é diferente por sistema operacional, mas é claramente indicada no site Arduino . Uma vez instalado, você pode começar imediatamente com o Arduino IDE.
Tela inicial Arduino IDE Tela inicial Arduino IDE
Para poder utilizar a IDE com o microprocessador ESP8266, temos que realizar mais alguns passos.

2) Instale o “núcleo Arduino para chip WiFi ESP8266”

No Arduino IDE, em “Instituições” o seguinte URL deve ser inserido após “URLs adicionais do gerenciador de placas:” (veja a caixa destacada em vermelho) http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.jsonPor favor, leia a explicação nele README.md arquivo e a extensão documentação!
Instituições Instituições
Mais URLs de gerente de placa adicionais podem ser inseridos. Você deve então colocá-los um após o outro e separá-los com uma vírgula (,). Opcionalmente, você também pode alterar o caminho onde seus projetos estão localizados (o Localização do caderno de esboços) ajustar. Por padrão, isso se refere ao seu “Documentospasta:C:\Users\\Documents\ Arduino \.. e esse é um ótimo lugar! Você pode ajustar as outras configurações conforme necessário. Acima estão as configurações que eu gosto. Depois de fazer os ajustes, clique em [OK]. As melhorias são feitas no núcleo esp8266 equipado. Você pode instalá-lo através de [Ferramentas] > [Board] > [Boards Manager]. Para filtro, digite " esp8266 ". A versão mais recente está atualmente 2.4.2.

3) Um sistema de arquivos em um chip

Uma das grandes características do ESP8266 é que ele contém memória flash. A memória flash é a memória que retém seu conteúdo mesmo sem tensão. Compare-o com um cartão SD. A memória flash é, dependendo da placa, de 512kB a 16MB(!) de tamanho. Parte dessa memória flash é usada para armazenar seu programa. O que resta pode ser organizado como um sistema de arquivos (o chamado. Sistema de Arquivo Flash SPI ‑SPIFFS‑). Você pode usar este sistema de arquivos em seu programa não apenas para armazenar dados (por exemplo, medição), mas também para armazenar o conteúdo de, por exemplo, uma página da Web ou um arquivo de configuração (index.html).A index.html é claro que faz parte do seu programa e você desenvolve fora do ESP8266. Para usar o SPI File System para esses tipos de arquivos, você deve ter um “plugar” na pasta Projetos Arduino . Você obtém o plug-in aqui de. Vá para esta página do github e clique no botão verde.
Download do sistema de arquivos Flash SPI Download do sistema de arquivos Flash SPI
Em seguida, selecione [Baixar ZIP]. Agora vá para o seu "SketchLocation” pasta e crie uma nova pasta nela “ferramentas” em (se ainda não existir). Extraia o arquivo zip que você acabou de baixar para esta pasta de ferramentas. Várias novas pastas serão criadas onde o plug-in será colocado. O caminho é mais ou menos assim:/tools/ESP8266FS/tool/esp8266fs.jarReinicie o Arduino IDE. Em [Ferramentas] você verá uma nova opção: “Carregamento de dados de esboço do ESP8266
upload de dados upload de dados
Agora você pode criar uma nova pasta na pasta onde seu programa está localizado chamado “datas" fazer. Todos os arquivos que você colocar posteriormente nesta pasta serão marcados com “Carregamento de dados de esboço do ESP8266” pode ser colocado no sistema de arquivos SPIFFS do seu ESP8266 (desde que haja espaço suficiente, é claro). Na seleção de sua placa, além do tipo correto de placa, você também deve indicar quanto espaço de sua memória Flash deseja usar para o sistema de arquivos (antes de enviar seu programa para o ESP8266!). Normalmente, você gostaria de torná-lo o maior possível, mas se você "sobre o ar” quer colocar programas no seu ESP8266 (portanto, sem conexão física, mas via WiFi), então você deve levar em consideração que você duas vezes precisa do tamanho do seu programa para fazer isso. O que resta pode ser usado como um sistema de arquivos.
Seleção de placa Seleção de placa

4) Instale bibliotecas adicionais

Agora que você tem um Arduino IDE que permite programar ESP8266s (clarão) você descobrirá que o software foi desenvolvido por pessoas brilhantes que você pode usar para realizar projetos complexos, sem ter que reinventar a roda sozinho. Este software é frequentemente oferecido na forma de uma biblioteca e você não precisa de uma biblioteca apenas para usar por exemplo, uma biblioteca para converter seu ESP8266 de um servidor telnet (com um servidor telnet você pode usar um cliente telnet faça login no seu ESP8266 no seu Desktop ou LapTop). Parece haver várias bibliotecas para isso. Vamos tomar como exemplo TelnetStream por John Drassy. depois do que Pesquisando no Google encontramos o software esse página github. Jan Drassy é muito breve em sua explicação, mas felizmente há uma pasta com exemplos (bem, um exemplo). Para instalar a biblioteca, clique no botão verde de download e selecione “Baixar ZIP”.
Baixar Telnet Baixar Telnet
Lembre-se de onde você salvou o arquivo zip. Agora vá para o Arduino IDE e selecione [Esboço > Incluir biblioteca > Adicionar biblioteca .ZIP]
Adicionar biblioteca ZIP Adicionar biblioteca ZIP
Uma janela de seleção aparece onde você seleciona o arquivo que acabou de baixar.
Selecione o arquivo zip Selecione o arquivo zip
A biblioteca agora está instalada e pronta para uso. A maioria das bibliotecas vem com vários programas de amostra para ajudá-lo a aprender como usar a biblioteca.
exemplo de telnet exemplo de telnet
(desculpe, a foto está um pouco cortada)
Programa de teste Telnet Programa de teste Telnet

5) Programação

Agora que o IDE está todo configurado, tudo o que você precisa é de um adaptador USB para TTL para conectar fisicamente o ESP8266. Você pode usar um programador ESP-01 pronto (ou hackeado) para isso, ou outro programador geral, por exemplo, baseado no CH340 ou PL2303HX.
postado por Local na rede Internet Willem Aandewiel (1955) tem formação em eletrônica e técnicas digitais. No entanto, na maior parte de sua vida profissional, ele trabalhou em automação, onde trabalhou em praticamente todas as disciplinas, de programador a líder de projeto e gerente de projeto. Willem foi um dos primeiros holandeses com um microcomputador (KIM-1, 1976) numa época em que o PC ainda não havia sido inventado. Actualmente dedica-se principalmente à concepção e produção de pequenos circuitos electrónicos com microprocessadores. Sua 'missão na vida' é fazer as pessoas se entusiasmarem em fazer seus próprios circuitos eletrônicos, microcomputadores e programação.

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